quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Carta aos autores...

Venho por meio desta, já que não vejo outra, reivindicar à vossas senhorias o comparecimento e comprometimento com esse blog, que por ser tão novo não compreende o abandono sistemático de seus autores, graças a infame falta de tempo...

Não é minha intenção cobrar dos senhores nada que não seja de direito desse blog, e mesmo que eu quisesse, não o faria.

Encontro oportunidade então, não para cobranças, mas para uma pequena dissertação acerca das bases filosóficas que me impulsionam a postar, o que como vocês verão, independe de quem irá ler, ou em que lugar se pretende chegar por meio desse blog.

Como é do conhecimento dos senhores, nunca foi minha intenção possuir um blog. Não acho minha vida tão agitada a ponto de merecer um espaço público para distender comentários e mais comentários acerca de meu cotidiano. Também não necessitaria, se essa fosse a minha vontade, de um espaço para publicar idiossincrasias ou pontos de vista filosóficos, pois nessa área sou consumidor de idéias, não vendedor. Na internet se encontraria sem esforço algum conteúdo com muito mais profundidade que o por mim produzido.

Então, oras, qual é a deste blog? Onde eu encontro razão para postar, quando tudo indica ser isso supérfluo e narcisista?

Vejam bem, se vocês repararem não verão nenhuma semelhança nos meus posts, talvez excluindo-se a maneira de escrever. São temas diversos, sem nenhum compromisso ou pretenção de formar um público. São coisas de momento e nada mais. Pragmatismo é a sua única inter-relação.

Vejam bem, uma vez que, como eu disse, não tenho um porquê para postar, me sobra apenas postar, por postar. Cada co-autor desse blog tem, consonantemente, total liberdade para postar o que lhe der na telha e, somando-se a isso o nome do blog, que não pré-classifica temas a serem abordados, temos um blog absolutamente sem identidade, mas por isso mesmo cheio até a borda de espírito.

Em nenhum momento um autor evitará postar por se sentir esvaziado de um conteúdo específico, por que o conteúdo do post será de sua escolha, e conseqüentemente será postado somente o que ele quiser postar no momento que ele quiser postar. E em nenhum momento um eventual leitor sentirá que o post que ele está lendo foi feito de alguma outra maneira senão pela vontade de postar. Esse na minha opinião é o melhor post que pode existir, independente de que tema ele trata, pois qualquer tema é subjetivo.

Talvez vocês estejam a rir no momento, já que o que eu faço nesse post é justamente pedir que vossas senhorias postem com freqüência. Se por acaso estou soando por demais inconstante, refaço a pergunta que eu fiz alguns parágrafos acima à mim mesmo, dessa vez para os meus companheiros: 'Então, oras, qual é a deste blog?'

Já disse que posto por postar: o tema é puramente a vontade de dizer. O que não disse é por qual motivo eu sigo postando, sempre que possível.

Uma vez que eu aceitei fazer parte desse blog com amigos que fazem parte da minha vida, falando sobre temas que só cabe a minha vontade escolher, e fazendo isso tudo deliberadamente, esse blog passou obrigatoriamente a ser um ponto de parada, sempre que possível. Não consigo diferenciar as conversas tão boas dos fins de semana com os posts aqui publicados, e sobre isso não existe qualquer outro ponto de vista possível.

Explico melhor: Não vejo o blog como um blog. Vejo o blog como um mural compartilhado, onde idéias e posts aparentemente desconexos recriam artificialmente a magia das velhas conversas regadas à coca-cola, dos planos e sonhos concretizados apenas em pensamento, e dos desabafos, frutos do tédio, mais comum em outros tempos.

Explico ainda melhor: só posto por saber que outros posts virão após o meu.

Este blog, por sua própria natureza, não pode ser construído sozinho. E por sozinho não me refiro somente aos posts, mas à presença. Se a falta de tempo se tornou um empecilho tão cedo, isso muito me assusta.

Senhores, se as idéias aqui apresentadas não condizem com as suas próprias idéias, me permitam uma elegante saída à francesa, para enfim este blog estar em harmonia com os seus autores.

Pra terminar uso também esse post como forma de agradecer aos comentários, pois se para postar eu não preciso de nenhum incentivo, pra postar algo melhor da próxima vez os comentários são essenciais.


Líber

2 comentários:

Anônimo disse...

peço q releve esse tempo e naum darei mais informações pois desculpas naum me dirije!

Megalomaniamans disse...

Ciente e de acordo..

Resposta exarada em post "Ciente e de acordo"