quarta-feira, 30 de julho de 2008

Porque pragmatismo de ** é ****...

"É, acho que é uma boa idéia. Talvez funcione."

Não dizem que escrever é fazer alguma coisa que valha a pena ser lida, e viver, alguma coisa que valha a pena ser escrita? Se escrever qualquer coisa é vago, o que é profundo quando qualquer idéia é subjetiva?

Chego à conclusão que talvez o melhor mesmo seja começar pelo fim. Se terminar com uma conclusão é reiterar o que já foi dito previamente, talvez eu consiga fazer o caminho contrário e, me baseando no desfecho, destrinchar essa idéia que de tão resumida parece palpável, distribuindo-a até o começo do post.

Mas não consigo deixar de pensar que o meio é importante. Se não for interessante a pessoa não vai ler até o desfecho, e nunca vai entender o que o texto quis dizer.

A mangueira balançando lá fora, o canto dos pássaros num tedioso dia de sol: qualquer coisa serviria se eu já estivesse no meio.

O meio do texto não é nada mais que a condução para o desfecho. Não importa realmente o que se diz no meio, desde que ele seja ligação entre o início e o fim.

Acendo um cigarro e olho pela janela.

Por que manter o tema sempre coeso é fácil, desde que se tenha uma boa idéia logo no começo. E depois que as primeiras linhas saem tudo fica mais simples.

Muitas vezes um texto gigante é definido apenas pelo título: é aonde o texto vem se alimentar de tempos em tempos pra chegar ao fim com coesão.

Comecei a digitar as primeiras linhas... Elas são importantíssimas para determinar a direção que as idéias subseqüentes irão tomar, assim definindo o conteúdo do post inteiro.

Sentei em frente ao computador: dali a pouco teria de postar se eu não quisesse quebrar esse fluxo tão difícil de posts diários.


P.S.: Curiosamente esse post é mais interessante quando lido ao contrário... mas isso não quer dizer que ele ficará interessante por causa disso.


Líber

3 comentários:

Anônimo disse...

kra!!!! foderrimo esse post!!!

esse cara eh um genio!!

Anônimo disse...

realmente!! ao contrario eu entendi =PPPP....... mas muito bom!!

Anônimo disse...

pohhh velhooo... muito loco. mas aii, vc escreve certo e depois muda ou tu eh tao foda q escreve direto msmo?

abraço